Seguidores


Seja bem vinda!

A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida.

Arquivo do blog

Marcadores

sábado, 15 de janeiro de 2011

Pão com Cenoura e Laranja



Na hora do lanche um pão feito em casa é tudo de bom. Eu já estou tão acostumada a fazer em casa, que estranho o sabor de alguns dos comprados prontos. Eu adoro aquele cheirinho do fermento, enquanto o pão cresce e o perfume que invade a casa, quando ele está assando.

Há certo tempo comecei a utilizar farinha para pão e gostei muito. A composição é diferente da farinha comum. Com a farinha para pão os pães ficam mais fofinhos e se mantém frescos por um pouco mais de tempo também.

Esta receita adaptei diretamente de uma sugestão que veio na embalagem da farinha para pão. Os pães ficam ultra fofos e tem uma cor super linda, devido a presença da cenoura e das raspas de laranja. O que, aliás, os torna ainda mais nutritivos.

A massa cresce incrivelmente. Fica realmente linda. Só não esqueçam que, no inverno, a massa sempre demora um pouco mais para crescer. É preciso ter paciência e se organizar para prepará-los com bastante antecedência. Sempre vale a pena a espera.



Em geral faço a metade desta receita e costumo dividir a massa em 16 porções por preferência pessoal, mas você pode ser criativa e fazer como for mais conveniente para você e sua família. Os modelitos da foto são do tamanho de um pão para hamburger mais ou menos.



Ingredientes:

1 xícara de água
1 xícara de leite
2 pacotes de 1/4 oz (10 g) de fermento biológico seco
2 colheres sopa de açúcar
1 1/2 colher chá de sal
1 xícara de cenoura ralada
1/4 xícara de óleo vegetal
1 colher chá de raspas de laranja
1 ovo
5 1/2 a 6 1/2 xícaras de farinha para pão


Modo de Preparar:


Amornar a água e o leite.

Colocar numa vasilha grande e disssolver o fermento e 1 colher chá de açúcar. Acrescentar o restante do açúcar, o sal, a cenoura, o óleo, as raspas de laranja e o ovo. Misturar bem.

Acrescentar a farinha os poucos, até a mistrura começar a soltar dos lados da vasilha. Virar a massa sobre uma superfície enfarinhada e sovar por cerca de 10 minutos ou até que a massa se apresentar suave, elástica e levemente pegajosa.

Colocar a massa numa vasilha levemente untada com óleo, cobrir com um pano de cozinha limpo e deixar descansando num lugar livre de correntes de ar de 45 a 60 minutos ou até dobrar de tamanho.

Depois deste tempo, dê um soco na massa para liberar o gás. Dividir a massa nas porções desejadas, modelar e colocar em uma ou mais assadeiras levemente untadas. Cobrir os pães com um pano de limpo e deixar descansando num lugar livre de correntes de ar por 30 minutos ou até dobrar de tamanho.

Aquecer o forno a 190ºC (375ºF). Assar os pães de 13 a 18 minutos ou até que estejam douradinhos. Remover imediatamente da assadeira e pincelar com manteiga se desejar.
    
http://clima65.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinda e volte sempre!Obrigada por comentar!Com carinho.Bjs da Lada